Cada tipo de caminhão suporta mercadorias diferentes. Por isso, é preciso ter atenção quanto aos tipos de carga e o transporte ideal para cada uma delas.
Quer saber se o seu caminhão é ideal para o tipo de carga e frete que você está oferecendo? Continue lendo esse texto até o final que preparamos um guia para você!
Carga a granel
Os produtos a granel se dividem entre sólidos e líquidos.
No caso do granel sólido, por serem produtos de grande volume e peso, o ideal é utilizar veículos como o truck, carreta de cavalo simples ou LS. Outra possibilidade para esse grupo seria a utilização de containers. Veículos como carretas, bitrem ou rodotrem seriam apropriados nesse caso.
Já o granel líquido exige uma carroceria específica, como o caminhão pipa, transporte de combustíveis ou caminhão cisterna.
Carga frigorífica
As cargas frigoríficas são mercadorias que precisam de atenção quanto à temperatura. O importante é ter um baú com vedação, revestimento térmico e equipamento de resfriamento.
Nesse tipo de transporte é recomendado utilizar veículos como o VUC, o toco, o truck e a carreta.
Carga viva
As cargas vivas necessitam de muita atenção e cuidado. Dessa forma, é importante que essas mercadorias sejam transportadas em uma carroceria com ventilação interna, para a respiração dos animais.
Para animais de grande porte é ideal utilizar uma carroceria boiadeira. Para animais menores, o recomendado seria uma carroceria gaiola.
Truck e carreta são os veículos ideais para esse tipo de carga.
Carga seca
Cargas secas geralmente são transportadas em suas próprias embalagens, organizadas em paletes ou fardos. Para o transporte desse tipo de mercadoria é importante ter uma carroceria baú.
O modelo do veículo pode ser desde VUC até a carreta LS, a escolha vai depender da carga e da distância percorrida. Outra carroceria utilizada nesses casos é a sider, por facilitar a carga e a descarga.
Veículos
Para o transporte de automóveis, o caminhão recomendado é o caminhão cegonha. No caso do transporte de veículos com maior peso, como tratores, o recomendado seria o caminhão prancha. Já para as motocicletas, é possível utilizar carrocerias baú ou sider.
Cargas frágeis
Mercadorias como vidros e espelhos são muito delicadas e precisam de um cuidado maior na hora do transporte.
Se estiverem bem embalados, o caminhão baú é uma ótima opção. No caso de itens que podem molhar, é possível transportá-los em veículos com a carroceria aberta.
Medicamentos
Medicamentos são mercadorias que exigem baús fechados e bem conservados. Em alguns casos, é necessário até mesmo uma refrigeração controlada.
Vários tipos de caminhão podem transportar esse tipo de carga, desde o VUC até o bitrem. A escolha vai depender das particularidades da mercadoria.
Agora você já tem uma noção maior de qual tipo de carga é adequada para seu veículo! Gostou desse conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais para mais dicas e informações.